Quando crianças era muito comum sermos ou conhecermos alguém que adorava desmontar brinquedos, como carrinhos de controle remoto, para ver como era por dentro e/ou como funcionava.
De uma forma bem simplificada, esse o conceito básico da Engenharia Reversa: analisar a estrutura para entender o funcionamento. E isso vale para objetos e dispositivos, mas também para softwares.
Tudo que foi criado pode ter sua estrutura analisada e, assim, ser melhorado.
A AMD é um exemplo de empresa que usou a engenharia reversa e criou um processador EXATAMENTE igual ao da Intel 8080. O processo foi simples, consistindo apenas na compra dos produtos da Intel, todos foram desmontados e analisados.
INOVAÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE
Os benefícios de aplicar o conceito de engenharia reversa em seus processos industriais não param apenas na análise.
Quando o software é analisado a partir da sua estrutura, por exemplo, é possível identificar bugs e melhorar etapas do trabalho desse programa. Segundo a Engrenar Jr., o processo de usar a engenharia reversa em softwares tem possibilitado entender melhor outra área: a inteligência das coisas.
Máquinas e aparelhos que se comunicam entre si, como a Alexa e uma casa automatizada, por exemplo.
Além disso, o monitoramento da produção de componentes, bem como a economia nos custos de peças ainda podem ser somados aos muitos benefícios que são encontrados no processo de engenharia reversa.
E COMO APLICAMOS?
Uma das muitas formas que podem ajudar no processo de engenharia reversa é o Scanner 3D, presente no trabalho da EVLU.
Ele vem sendo muito utilizado para entender melhor os objetos e fazer a análise completa e medições dos componentes, sem necessariamente precisar desmontar as peças e com os dados indo diretamente para o banco.
Existem diversas opções de formas, softwares e aparelhos que ajudam no processo, é necessário apenas identificar qual o correto para o objetivo da sua empresa.
Com ajuda da EVLU, durante nossa Mentoria Expressa Gratuita podemos identificar as melhores opções para sua empresa.
Fale com a gente!