MULHERES NO PD&I: ELAS FAZEM A DIFERENÇA NA INOVAÇÃO

A participação das mulheres em PD&I tem sido um tópico amplamente discutido no mundo empresarial e tecnológico.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo do número de mulheres ingressando no setor, mas ainda estamos distantes de alcançar a igualdade de gênero na indústria e tecnologia.

A presença das mulheres no setor industrial e de tecnologia sempre foi limitada. Tradicionalmente, essas áreas eram vistas como um território masculino, o que dificultou a representação feminina.

INOVAR TAMBÉM É PROMOVER IGUALDADE

Nos últimos anos, a presença de mulheres na PD&I tem crescido, e as empresas têm se esforçado para promover a diversidade e inclusão em seus times de pesquisa e desenvolvimento. As mulheres estão assumindo posições de liderança em empresas de tecnologia, trazendo novas perspectivas e habilidades para a indústria.

Uma das principais razões pelas quais as empresas estão se esforçando para atrair mais mulheres para a PD&I é que a diversidade é um fator importante para a inovaçãoA pesquisa mostrou que equipes mais diversas são capazes de gerar ideias mais criativas e soluções inovadoras.

Além disso, a diversidade de gênero nas equipes de PD&I pode garantir que os produtos e serviços desenvolvidos atendam às necessidades de todos os consumidores com mais propriedade e eficiência, independentemente do gênero.

No entanto, ainda há muito que ser feito para que mais mulheres ocupem a área de PD&I.

COMO MELHORAR O CENÁRIO?

Para promover a igualdade de gênero, as empresas precisam adotar políticas de diversidade e inclusão que visem aumentar a representatividade feminina.

Isso inclui a criação de programas de mentoria para mulheres, a promoção de oportunidades de desenvolvimento e treinamento para as mulheres em PD&I, e a garantia de igualdade salarial para homens e mulheres que desempenham a mesma função.

Além disso, as empresas precisam promover uma cultura organizacional inclusiva, que valorize a diversidade de gênero e encoraje as mulheres a participar ativamente da PD&I.

PEQUENAS MUDANÇAS, PARA GRANDES NEGÓCIOS

Apesar do cenário ainda não ser muito animador para as mulheres, existem nomes que estão fazendo a diferença na área e desenvolvendo projetos e pesquisas que não só inovaram, como projetam um futuro rico.

A chinesa Fei-Fei Li tem 47 anos e vem revolucionando o setor de Inteligência Artificial com sua pesquisa e os projetos. Professora na Universidade de Stanford, ela é um dos principais nomes em Machine Learning, desenvolvendo projetos de máquinas que aprendem tarefas cada vez mais complexas.

Promovendo ações que visam aumentar o número de meninas na área de tecnologia, a advogada Reshma Saujani desenvolveu o GIRLS WHO CODE, que promove estudo e aperfeiçoamento de mulheres na área de programação.

E, ainda, temos como exemplo a reitora da Ohio State University, Ayanna Howard. A roboticista tem um amplo trabalho na área de robótica e é a primeira a liderar a escola de engenharia no Estado de Ohio, promovendo ações de estudo e desenvolvimento para a área.

Promover a inovação através da igualdade é parte importante do trabalho em qualquer área e entender que cada vez mais mulheres devem fazer parte deste setor, é mais do que necessário para mudar o mundo.

Proporcionamos conhecimento, agilidade e efetividade na concepção e produção de soluções!

Através de uma metodologia própria, desenhamos a jornada de produção da sua ideia em 4 fases principais!