MUDOU? QUAL A DIFERENÇA ENTRE P&D E PD&I?

Se você acompanha as redes da EVLU deve ter notado que uma coisa mudou nos últimos tempos. A sigla P&D mudou para PD&I, acrescentando algo a mais no conceito de pesquisa e desenvolvimento.

Mas, na prática, o que muda? Enquanto a sigla P&D abrevia o termo PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, a nova sigla que vem sendo adotada pelas empresas – inclusive pela EVLU – acrescenta INOVAÇÃO ao termo.

HÁ DIFERENÇA?

Sim, há!

P&D e PD&I são termos que se referem a processos similares, mas com diferenças importantes.

P&D se concentra no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou processos, enquanto PD&I inclui não apenas o desenvolvimento, mas também a pesquisa e a inovação. A inovação pode incluir o aperfeiçoamento de processos ou a criação de novos produtos ou tecnologias.

O conceito “antigo” é uma abordagem mais limitada, com o objetivo principal de desenvolver soluções para problemas conhecidos, já a PD&I é mais ambiciosa e busca soluções para problemas existentes, mas também explora e cria novos mercados.

Em resumo, P&D é um processo de desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias, enquanto PD&I inclui tanto o desenvolvimento quanto a pesquisa focada em inovação, buscando soluções criativas e inovadoras para os desafios enfrentados pelas empresas.

Empresas como o Google e a Tesla são conhecidas por implementar a metodologia em seu dia a dia. A ideia de inovar faz parte da essência do negócio.

No caso do Google, mudanças como a implantação de AIs – Inteligências Artificiais – mais eficazes tem mostrado a importância da inovação na empresa. Recentemente, o Google anunciou que está desenvolvendo um concorrente para o Chat GTP, provando que para inovar – também – é preciso estar atento às tendências (resultado de pesquisa).

Já a Tesla é conhecida pelos carros elétricos. A empresa do bilionário Elon Musk foi uma das pioneiras no setor, entendendo a necessidade e inovando a partir da pesquisa, para chegar ao desenvolvimento de uma tecnologia com pouco impacto ambiental.

Outro exemplo, do próprio Elon Musk, é a Space X que desenvolveu os foguetes reutilizáveis que “agora possuem ré” e que foram “barateados” perante o que era praticado na indústria aeroespacial com pesquisa e inovação.

Também existem outras empresas de sucesso que tem em seu centro o PD&I, como Apple, Amazon, IBM, Meta e Microsoft.

Apesar dos exemplos serem de grandes empresas e ideias, o melhor e mais legal deste conceito é que ele pode ser aplicado em projetos e ideias comuns do dia a dia – sempre há um jeito diferente e mais inovador de fazer algo.

Você pode conhecer alguns dos nossos cases acessando o site.

NA PRÁTICA, NA SUA EMPRESA!

O conceito e o termo foram aprimorados e é isso que deve ser levado em consideração. A inovação deve fazer parte do seu dia a dia.

O Brasil ainda é um dos países que menos investe em inovação, por conta disso, contar com uma metodologia que tem como foco principal gerar novidade com qualidade para todos os processos e setores, passa a ser uma ação a ser colocada em prática.

Na EVLU, adotamos a metodologia de PD&I como norte de todos nossos processos, é assim que garantimos eficácia nos produtos, soluções assertivas e entregas que satisfazem os clientes.

Quer saber mais sobre o assunto ou entender como isso pode fazer parte da sua empresa?

Fale com a gente!

Proporcionamos conhecimento, agilidade e efetividade na concepção e produção de soluções!

Através de uma metodologia própria, desenhamos a jornada de produção da sua ideia em 4 fases principais!